Educação Infantil | 2 a 5 anos

Educação Infantil / 2 a 5 anos

A Educação Infantil na Tamboril é um convite constante para crianças e famílias experimentarem um universo de encantamento, da brincadeira, de descobertas, do amadurecimento socioemocional, do conhecimento que flui por mente – corpo – consciência.
Com respeito profundo pela cultura da infância, construímos um percurso alinhado com as competências da BNCC para a educação básica, e também com os direitos de aprendizagem, bem como com os campos de experiência previstos para a Educação Infantil.
Na Tamboril, a criança tem o espaço – tempo para brincar, sendo ela mesma, acolhida e respeitada nas suas expressões, encorajada e apoiada a consolidar um senso de si mesmo em conexão com tudo ao redor. Crianças curiosas, alegres por descobrir, e entregues para experimentar o mundo.

Nosso ritmo cotidiano apoia que as crianças transitem por espaços dentro e fora das salas, estejam sempre brincando enquanto são inspiradas em experiências sensoriais e estéticas de qualidade, de desenhar, construir, jogar, imaginar, criar, escutar histórias, dançar e muito mais. O espaço para perguntar, demonstrar curiosidade, liberdade em testar e expressar são garantidos, e as crianças estão sempre apoiadas pelo olhar qualificado e gentil de um adulto que acolhe seus desafios e se conecta com seus talentos. O tempo e espaço para adulto e criança se maravilharem, transitarem por experiências e situações desafiadoras sendo nutridas por encantamento e presença, por esperança e por alegria são componentes cotidianos.  

Nosso ritmo semanal conta com Experiências na Cozinha, Horta e Compostagem, Yoga e Meditação, Artes do Corpo e Movimento, Música, Experimentações e Vivências Poéticas

Tudo isso, com aprendizagens significativas nos mais diversos saberes e com uma comunicação próxima com a família para acompanhar a criança.

Vemos, então, a criança descobrir a si e o mundo com interações de qualidade, ganhando confiança nos relacionamentos e em si mesma, aprendendo a comunicar com respeito próprio e ao contexto, aprendendo a cuidar, escutar, olhar e compartilhar o melhor de si.

As competências para a Educação Básica podem ser visualizadas neste quadro abaixo:

As competências gerais dão percursos amplos e ao mesmo tempo significativos para transitar com as crianças desde a Educação Infantil. Na Tamboril, estas competências são como lentes que qualificam práticas, propostas e convites feitos às crianças e suas famílias no contexto escolar. Outro elemento importante previsto para a Educação Infantil dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são os Direitos de Aprendizagem que ganham vida na Tamboril assim:

Conviver

com pessoas iguais e diferentes em idade, tamanho, histórias, cor, gostos, talentos e desafios. Conviver com plantas, insetos, outros animais, conviver com a terra, as águas, o céu, o vento e as nuvens, com o visível e o invisível. Tudo isso é encontro e convivência consigo mesmo, sobretudo se o conviver se pautar em segurança e afeto. Materializamos assim esse desejo de conviver apreciando, respeitando e se divertindo com as inúmeras possibilidades de encontro.

Brincar

desafiar o ordinário, abrindo caminho para todo extraordinário que brota da coragem, da alegria, do inesperado encantamento da descoberta que passa pelo corpo, pelas emoções, pelas escolhas. É aprender a cuidar, enquanto se brinca, do espaço, da natureza, dos animais e das pessoas. É desafiar os limites individuais e coletivos e aprender a não parar em limitações. Brincar é desafiar o tempo, o espaço, os materiais, para que seja a imaginação e os encontros a construir os caminhos, caminhos esses fundamentais para a arquitetura de sentido comunitário que se consolidam em torno do brincar.

Reconhecer

permitir existir a si mesmo e ao outro com voz ativa, empática e responsável. É aprender de maneira sensível e prática as sequências e consequências das ações e como se posicionar. É ver além do visível para reconhecer existências, histórias, narrativas.

Participar

participar é reconhecer que todas as pessoas dentro da escola são guardiãs dela. Reconhecer a própria responsabilidade, sendo criança ou não, em cuidar do espaço, da própria comunicação, de pensar, mudar, aproveitar. Participar é compartilhar pensamentos e sentimentos e se comprometer com aquilo muitas vezes maior que nós mesmos.

Explorar

explorar é transitar de forma alegre, intensa e entregue aos momentos de ação e de contemplação. A coragem para desbravar, a presença da observação. Conhecer o novo, seja nos materiais, nos ambientes, nos sons, nas relações, no próprio corpo, nos sabores e saberes, é estar diante de si mesmo e do mundo. Ter o tempo e o espaço para que a curiosidade seja o guia. Explorar é desbravar a partir daquilo que é próprio de cada criança.

Expressar

considerar o que se sente, o que nos desafia e nos impulsiona. É aprender a considerar importante a própria presença, o que se cria. É considerar o ambiente e a cultura em que está, é considerar o outro. Tudo isso para que se expressar seja mais do que apenas atender nossas necessidades imediatas, e sim, se dê em marcos éticos, que saiba considerar a estética e a poética das nossas relações com a gente mesmo, e com o outro. Expressar na Tamboril é considerar que somos todos um.

Os direitos de aprendizagem são garantidos como grandes pilares do olhar, do posicionamento do adulto diante da criança, da comunicação com ela e seus familiares. Além disso, cotidianamente, a Tamboril estrutura seu ritmo, também encontrando nos 5 campos de experiência, uma inspiração e orientação para sua organização curricular.

O eu, o outro, o nós:

Experiências que favorecem a construção da identidade, da subjetividade, do reconhecimento dos semelhantes e da valorização e respeito ao diferente.

Corpo, gestos e movimentos:

Convites que, através dos cuidados físicos cotidianos com o corpo e das múltiplas possibilidades de movimento e expressão, propiciam a construção de referenciais que orientam as crianças em relação ao outro e ao meio.

Traços, sons, cores e formas:

Experiências que permitem às crianças experimentarem, na prática, diversas formas de fazer artístico e cultural, contribuindo para o desenvolvimento de autonomia, senso estético e social e diferentes possibilidades de expressão.

Escuta, fala, pensamento e imaginação:

Trabalhamos diversas propostas que, mediadas pelas diferentes formas de linguagem (oral, escrita e ilustração) que podem compor uma história e pelos diferentes tipos de texto, vão naturalmente aproximando as crianças da construção da escrita e de seus usos na sociedade.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações:

Desenvolvimento de jogos, brincadeiras e experiências lúdicas que levam as crianças a compreender conceitos relacionados aos números e aos seus usos sociais.

Além disso...

Arte e Linguagem, Movimento e Expressão Corporal

programas de artes plásticas, música, educação física e corpo e movimento que dialogam com os campos de experiência.

Desenvolvimento Mente - Corpo - Consciência para amadurecimento socioemocional:

conjunto de técnicas que trabalham o autoconhecimento e a auto-estima que têm por objetivo colaborar para uma compreensão aprofundada dos processos de construção identitária e oferecer ferramentas concretas que ajudem a eliminar traumas e medos, fortaleçam a capacidade de foco, persistência, autoconfiança e disciplina. O trabalho de autoconhecimento e auto-estima é alcançado em situações cotidianas em que as crianças aprendem quem são, quem é a sua família e as pessoas do contexto em que vivem. Aprendem também a se expressar, a cuidar de si e do ambiente à sua volta, criando as ferramentas necessárias para construir novas amizades e ganhar confiança para sustentar novas experiências. Todas essas experiências conectam-se diretamente com todos os campos de experiência da BNCC e não compõem um momento específico na rotina, e sim, permeiam todo o trabalho.

Yoga e Meditação

Posturas, respirações e meditações onde se alcança um ajuste nos sistemas nervoso, imunológico e endócrino que resulta em um aumento de vigor interno e clareza mental, gerando um profundo senso de segurança e controle mental e emocional.

Fale Conosco

Preencha seus dados e nossa equipe irá entrar em contato para outras informações.

Matrículas Abertas

Seu filho em uma escola que respeita profundamente as crianças e constrói experiências significativas.

Localização

Rua Geraldo Vasconcelos, 465, Estoril. Belo Horizonte - MG. 30494-100

Contato

(31)3515-5509
(31)99586-3336 (WhatsApp)

Email

secretaria@escolatamboril.com.br