Referências múltiplas e inclusivas.

Um olhar profundo sobre a infância que se nutre de diferentes referenciais.
Na Escola Tamboril, embasamos nossa prática desde referenciais clássicos como Piaget, Vygotsky, Dewey até teorias contemporâneas que surgem a partir das descobertas da neurociência, das questões éticas urgentes do nosso tempo e do diálogo multidisciplinar necessário para a escola da atualidade. 

Outra frente de referência e diálogo está em experiências, grupos e coletivos que compartilham práticas, sonhos, estratégias e olhares inspiradores para a Tamboril.

Conheça algumas referências

Pedagogias ativas

A criança é o coração desta escola, é o ser que aprende pela curiosidade, pela experimentação, contemplação, pelas descobertas individuais e coletivas. As Pedagogias Ativas enfatizam a importância das experiências na escola serem contextualizadas, conectadas entre si e com o mundo, que sejam significativas e impulsionadoras criativas de soluções para as perguntas, questões e problemas com os quais a criança se depara.

Movimentos das Escolas Natureza

Têm se tornado amplamente conhecidas experiências de escolas em contextos de florestas, ou que colocam a natureza como um ponto central do pulsar pedagógico. São experiências que inspiram trocas para pensar um currículo vivo, multidisciplinar e transdisciplinar.

Brincantes populares

O que seria de nós sem o Brincar e a Brincadeira? Quem escuta e vê o brincar como uma fonte inesgotável de criatividade costuma tecer reflexões importantes sobre a infância, o espaço das crianças brincarem, a conexão entre adultos e crianças nas brincadeiras, a cultura popular como memória viva e atual para uma relação com formas de agradecimento, de relaxamento, de uma estética de estar no mundo.

Pensamento Sistêmico e Regenerativo

Práticas singelas e contextualizadas de Permacultura, Agroecologia e Agrofloresta contextualizadas para uma escola natureza em contexto urbano. Uma maneira de ver e atuar na escola convidando as crianças para experimentarem práticas baseadas no pensamento regenerativo.

Pensamento Complexo e Inteligência Coletiva

O pensamento complexo colabora para que a construção do conhecimento na escola se dê de maneira crítica, criativa, e que conecte saberes. A inteligência coletiva amplia o "Conhece-te a ti mesmo" para o "Aprendamos a nos conhecer para pensar juntos". Para ambas as referências, ressalta como são importantes os projetos, trabalhos, pesquisas, diálogos e todas as formas possíveis de trocas de informações e de fazer juntos.

Neurociência

A neurociência tem diversas frentes de pesquisas e inserções práticas no universo pedagógico que, na Tamboril, tomamos como uma fonte de ampliação do que comumente compreendemos como possibilidade de aprendizagem. Assim, compreender o funcionamento cerebral, o processamento emocional, as especificidades do sistema nervoso apoiam a refletir sobre formas dinâmicas de da escola fazer sentido mediante os talentos e desafios de cada criança.

Fale Conosco

Preencha seus dados e nossa equipe irá entrar em contato para outras informações.

Matrículas Abertas

Seu filho em uma escola que respeita profundamente as crianças e constrói experiências significativas.

Localização

Rua Geraldo Vasconcelos, 465, Estoril. Belo Horizonte - MG. 30494-100

Contato

(31)3515-5509
(31)99586-3336 (WhatsApp)

Email

secretaria@escolatamboril.com.br